Home » Agora é Sério » O perigo dos balões e a irresponsabilidade dos baloeiros


Hoje morreu um adolescente de 13 anos de idade que foi vítima de um balão carregado de fogos de artifício que não aguentou o peso da cangalha e caiu em cima do menino queimando 75 % de seu corpo e o deixando internado em estado gravíssimo por 22 dias, culminando com sua morte.

Mesmo com fatos frequentes como a morte deste menino, empresas e florestas que são incendiadas e balões que a todo momento caem nas proximidades dos aeroportos, ainda há quem defenda que os balões são inofensivos. O pior de tudo é que a grande maioria das equipes de balão que ainda há na ativa são formadas por pessoas que deveriam respeitar e incentivar o respeito das leis estabelecidas. Não é raro vermos na tv ou lermos no jornal notícias de policiais, militares e empresários envolvidos em equipes de balão. A prova mais recente disto foi a reportagem exibida pelo Fantástico onde ex-coronéis, ex-brigadeiros e empresários admitiram com a maior cara de pau que soltam balão sim e que a lei não vale para eles. Achei que isso foi um deboche contra toda a sociedade. No fim das contas nada acontecerá a eles, como era de se esperar, visto que no Brasil temos a lei do pobre e a lei do rico e somente os pobres pagam por seus crimes, enquanto os ricos gozam de impunidade plena.

A notícia à qual me refiro no início deste artigo pode ser acessada no site do Jornal O Globo.

30 Responses to “O perigo dos balões e a irresponsabilidade dos baloeiros”

  1. nada mais novembro 29, 2012

    nao sou rico sou pobre e nao tenho condiçoes de fazer belos baloes como sao visto por ai mas nao estabeleço a minhas propria vontade como sao vista na lei de hoje porque agora e crime e antigamente nao , nao sabe o que fala nao sabe o que faz

  2. hoje o que vejo e nossas crianças sem direçao sempre proucurando algo para fazer quando nao encontram ficam refem das drogas. parem por favor a nossa arte tem que ser reconhecida antes que nao de mais tempo.a infancia de nossos filhos pede socorro senhores politicos demagogos

  3. Rodrigo março 22, 2011

    Gente… Olhem o mundo em volta de vcs, parem e pensem: Quantas mortes causadas por bebida, quantas mortes causadas por acidentes automobilísticos, quantas mortes causadas pela própria polícia que atira em inocentes, quantas mortes causadas pelas drogas, pelo tráfico no Brasil, quantas vítimas da violência entre torcidas organizadas no futebol brasileiro… Um simples balão não é nada comparado a tudo isso o que eu citei aqui, não é verdade?! Agora reparem bem…
    Essa prática existe há 300 anos no nosso país, e por ano, sobem muito mais de 1.000 balões só na cidade do Rio de Janeiro. Imaginem se todos esses balões caíssem acesos. Obviamente não teríamos mais nem uma montanha verde na cidade. E outra… Vcs acham que ao longo desses 300 anos nenhum balão foi sugado por uma turbina de avião nos céus do Rio de Janeiro??!! (Estamos falando de 300 anos!!!) Pois então, analisem muito bem todos os fatos antes de criticar qualquer coisa, ok? Parem e reflitam.

    Forte abraço a todos.

  4. DEIXA OS CARA !!!!!!!
    ELES NÃO TIVERAM INFÂNCIA.
    DEDICADO A VC ? ? ?

  5. eu acho, que se soltar balão nÃo fosse proibido não seria um crime e começaria a ser uma arte! pois È lindo, se algum politico tentasse regularizar isso não haveri nenhum acidente!!
    concordo com vc ronaldo!

  6. PIRIKITO... agosto 4, 2010

    a arte nao pode parar. é noi nessa arte sempree.. abraço a tds….TURMA RESGATANDO A ARTE MAUA SP..

  7. Carros também prejudica o meio ambiente.
    Carros também mata,e mata muito.
    Por tanto, se vc que fez o comentário infeliz acima tiver carro então vc é um assassino e poluidor.Portanto doe seu carro ao governo,e passe a trabalhar,viajar a pé.
    Afinal de contas seus filhos tem que viver em um mundo melhor.

    Não seja fatonche.Analise as coisas com mais profundidade.

  8. ana clara debora e kethlyn junho 30, 2010

    pra todos vcs q comentaram q soltar balão ñ e crime.Pois acho q e crime e todos q soltarem balões devem ser punidos. pois se fosse um dos filhos de vcs consertesa achariam isso um crime.Saibam vcs q todos vcs deveriam ser punidos pois qem planta colhe.pessem vcs q soltar balões prejudica o meio ambiente.Vcs ñ querem q seus filhos vivam num mundo melhor??
    ENTÃO NÃO SOLTEM BALÕES!

  9. reinaldo junho 29, 2010

    soltar balao e um vicio q eles tem para qm soltar acha lindo quando vai para cadeia passa um tempo la mais depois se solta vcs q solta pensa bem a cada dia tem pessoas morrendo por sua calsa vc acha lindo soltar balao e pq vc nao tem nada para fazer vai trabalar em um trabalho justo agora vc q solta balao imagine sua filha ou seja qm for morrendo queimada por calsa de um balao pensa mil vezes antes de soltar.

  10. ALOIZIO junho 27, 2010

    DIGNIDADE,CARÁTER E CONCIÊNCIA SÃO SENTIMENSTOS NÃO ADQUIRIDO APENAS EM UMA SALA DE AULA MAS TAMBEM DE NASCENCIA OU FORMAÇÃO FAMILIAR.ESSAS PESSOAS QUE DEFENDE OS BALÕES E BOLOEIROS É UM MONTE IGNORANTES E VAZIOS, COMO É QUE UMA PESSOA VEM PRO COMPUTADOR DIZER QUE AS PESSOAS QUE NÃO CONTINUARÃO SOLTANDO BALÕES PARTIRÃO PRA DROGAS E AS QUE CONTINUARAM SOLTADO BALÕES NÃO PARTIRAM PRA DOGRAS. ESSE CARA É LOUCO.VIU ADÃO VOCE É LOUCO É

  11. Vanessa junho 20, 2010

    Tem que proibir e enxer de porrada esses baloeiros. Vem com mimimi de que é bonitinho, que toca ocoração ao ver o balãozinho subindo, é tudo tão lindo quando quem se ferra são os outros né?
    A sociedade não tem que tolerar inconsequentes.

  12. aleatório 26 junho 19, 2010

    obviamente,um caso de 1000 por ano!Um absurdo algumas pessoas também,mesmo sabendo desses possíveis acidentes queira andar de balão!!

  13. Ronaldo abril 18, 2010

    Balões, o que vou falar deles: São lindos, e encantam varias gerações desde os mais jovens até os mais idosos. Agora me chega falsos moralistas querendo incriminar e derrubar a arte de fazer e soltar balões. Não acho crime algum soltar essas maravilhas coloridas mas, eles fecham os olhos para as impunidades que ocorrem em todos os estados nacionais desde cracolandias ao ar livre seja de dia ou a noites, crimes de assaltos e roubo a veiculos em plena luz do dia proximos dos quarteis militares e eles não dão a minima importancia. agora vem encher o saco nossos que somos arquitetos engenhosos de maravilhas coloridas que é os nossos inocentes BALÕES . Q vão se danar voces todos que não gosta de balões. só sei que vou continuar alegrando esse céu com meus balões e dana-se voces.

  14. GUILHERME abril 11, 2010

    baloeiros sempre faça de seu um baloeiro antes q um traficante os adotem !! resgatando a arte maua sp!!

  15. Sinceramente o balão só vai ser legalizado quando pagar impostos, ai vai ter um monte de que vai falar o por que balão não foi legalizado antes, muitas pessoas são influenciados pela rede globo e rede record .. não compensa passar programas educativos … por que não da audiencia não da dinheiro … sinceramente eu tenho nojo da midia aqui no Brasil …

  16. Alemão 20/03/2010 março 20, 2010

    Concordo com todas as criticas que são feitas as emissoras de tv ,devem falar mais de pobresa e de drogas, pois já perdemos varios amigos nas drogas . Balões encantam ,colorem , vou continuar fazendo balaõ enquanto for vivo .Minha filha tem 3 nos adora Balão e ja cola papel com seu pai ,pois quando tiver um filho mostrarei como se faz balão para dar continuidade na istoria . Não deixem esta arte acabar.

  17. E cresci olhando os balões no céu, quando na minha adolescência , naquela fase que vc precisa de orientação, pois perdi meu pai com 14 anos, vitima da bebida, um amigo, viu que eu era apaixonado por balão,e convidou -me para fazer parte de uma equipe de balão, nessa época a equipe estava em transformação, dividindo-se a ala boa da ala marginal, como tinha vários jovens, e devido na equipe ter regras,pois a sede era em casa de familia, acabou ficando só pessoais de boa indo li, tentamos trazer para nosso lado alguns colegas da mesma idade,que foram para a outra equipe, infelizmente as drogas e o mundo do crime foi mais forte, hoje tenho 41 – e todos da equipe , hoje são pais de familiá, e infelizmente aqueles que foram para o lado do crime, praticamente perderão suas vidas. Vai nascer meu filho daqui uns 10 dias, se eu puder ensina-lo a colar papel , não excitarei, pois no bairro onde mora, já morrerão vários jovens, vitima das drogas.
    No bairro onde moro, por incrível que pareça meus vizinhos ficam perguntando porque parei de soltar balão na rua, formamos uma turma com uns 10 garotos, soltamos vários balões, com a participação dos vizinhos.
    Agora gostaria que a globo, a record, manda-se seus reportes nas periferias e presencia-se o descaso com os jovens, a falto de estrutura o aliciamento dos traficantes, pois a reportagem só mostra os corpos jogados no chão, mais não se interessa em saber o porque os jovens estão se morrendo, vitima da violência nas periferias,
    Só uma observação, baloeiro!!!! não atira em policial!!!!, baloeiro, não mata reportes, baloeiro!!!! levanta na segunda e vai trabalhar, mais mesmo assim é tratado como um criminoso da pior qualidade.

  18. Não sou baloeiro, mas concordo com todos os argumentos colocados aqui. Se for ver questao de mortes, agressão ao meio ambiente, existem infinitas causas mais urgentes que nem se comparam, e nao sao atacadas nem banidas por interesse político. Porém no fato isolado da morte do garoto realmente a responsabilidade é de todos os adultos que estavam la, pois deveriam ter impedido a criança de participar em vista dos riscos.

  19. fabio virginio dos santos outubro 15, 2009

    bom dia galera muitos falão que o balão e uma arma que pode mata , colocando fogo em empresa e matas . essa pessoas que nós colocamos no planalto em brasilha que ñ fas nada de bom para melhoria do pais, eu acho, que vcs que luta contra apratica de soltar balão , se ocupe mas um pouco com as metas que vão tomar . o governo federal estadual e municipal , vão gastar mas de 100.000.000. de reais para evetos esportivos , a saude apobreza e problema de quem , falta de emprego , se vc fas um curço as empresas pedem gualificação como se vc acabou de sair do curço?.
    podemos sim ser um pais de primeiro mundo mas tem que mudar muita coisa . ñ vai ser uma olimpida e uma copa que a cara do brasil la fora vai mudar . vamos pensar mas um pouco antes de criticar balhoeiros e quere prente-los . bom dia

  20. Roberto Faria Junior setembro 30, 2009

    Balão no ceu, alegria na terra.

  21. andre adriao agosto 14, 2009

    folclore apenas folclore estao querendo acabar com uma arte de muitos anos de historia e de geraçoes.
    mas nossa arte e forte e ainda resiste,querem acabar com nossa arte inofensiva e fazem vista grossa com coisas devastadoras como corrupçao violencia e as drogas.
    Vivemos em um pais de injustiças,e injustiça maior e tirar a felicidade de quem apenas quer o mundo um pouco+ colorido.

  22. vinicius julho 30, 2009

    balao nao deveria ser crime mais sim reconhecido como arte!!! normalmente os acidentes ke acontecem por causa de baloes e causado pelo medo dos baloeiros ki na pressa nao arrumam direito as coisas dos baloes quando uma cangalha de fogos caim e por ke o baloeiro estava com pressa e com medo de ser preso ou algo parecido!!!! sou baloeiro com mt orgulho balao e arte nao crime um baloeiro para fazer um balao ele tem ki ter mt talento!!
    antigamente as criancas e adolescentes nao tinham tempo para se envolver nas drogas pois faziam balao!

    algumas pessoas dizem q balão e crime.mas quando v um show de fogueteiros e bandeirados no ceu;
    ficam desnumbradas com a pura arte dos monstros do ceu.
    só um recadinho.

    façam de seus filhos ums baloeiros antes que os bandidos o adotaem.

    isse e so um recado para kem critica os baloeiros!!!!!!

    sou da e.q.p corta brisa s2

  23. digão julho 1, 2009

    eu sou baleiro e inveiz di ficar enchendo nosso saco . vai acaba com as drogas e com a bebida baloeiro é um artista …
    1 veiz baloeiro senpre baloeiro ….
    nossa arte nunca para …………..

  24. baloeiro sempre sera baloeiro

  25. antonio maio 25, 2009

    amigo reporter, o acidente envolvendo este garoto, poderia ter acontecido numa fogueteira de jogo de futebol, numa comemoraçao de aniversario, em x situaçoes, se vc é tao preocupado com lei, por que vc nao divulga os graves acidentes causados por bebidas alcoolicas, ou violencia que toma conta das cidades, tem tantos outros assustos, pra vc falar, se vc acha q os incendios causados nas matas sao culpas dos baloeiros, pq vc nao engaja em uma ong como greenpeace, ou vai enfrentar o fazendeiros das regioes centro oeste e norte do pais, que incendeiao varios locais para plantio de riquezas, vc esta paracendo uma hiena, vc sabe como um hiena age, ela no ataca que esta abaixo dela, acima ela se amedrota sai correndo e enfia os rabos entre as pernas, e meu estranho uma pessoa falar assim , de que so rico nao vai preso e pobre vai, vc nao é pobre, entao, procure alguma causa mais digna pra falar, o Brasil tem tantos problemas e vc q ficar arrumando assunto sem importancia para falar, Baloeiro nao é crimonoso , e o pais que atrasado, e nao sabe o que é cultura, o pais do futebol, do samba e da hipocrisia, ainda com pessoas como vc que nao tem capacidade de distinguir um nariz de porco com uma tomada, e escreva coisas mais consistentes, vc nao fica 5 anos estudando jornalismo para falar tanta besteira, pessoas pequenas nao sai do lugar, hienas so comem o resto dos leoes, entao nao viaja, seja um pouco mais inteligente, isso nao doi garanto para vc

  26. roberson abril 15, 2009

    Eu moro em campinas e sou baloeiro e trabalhador,sou contra essa lei pois no futebol morre muito mais gente e ninguem acaba com ele,porque querem acabar com nossa arte que é muito mais velha,e se nossa arte tiver algum risco é so não ir ver pois so vai quem gosta,esse mané ai não sabe oque fala

  27. vamos acabar com as drogas corubisoes nao com baloes baloeros nao sao badidos esta lei e incostionao alo stf agorda

  28. Acho que essa atividade deveria ser regulamentada, como a bebida que mata de verdade mas é regulamentada…
    Se regulamentada diminuiria e muito os poucos acidentes que ocorrem

  29. JOAO BATISTA janeiro 13, 2009

    Meus ancestrais ja soltavam balões como tradição nas festas juninas por todo interior do Pais. Os riscos de acidente existem em todas as atividades humanas umas com maior ou menor probabilidade.

    Se analisar as ultimas noticias só neste verão a simples atividade de soltar PIPAS já fez mais vitimas do que toda existência dos balões

  30. o baloeiro antes de tudo e um trabalhador tbm , e o fato de garoto ter morrido foi irreponsabilidade de seus pais e nao de nos. se eles sabiam que e perigoso , porque deixaram ele ficar logo debaixo do balao aceso ?? E em relaçao ao tema acima citado, a pessoa q escreveu nao tem o direito algum de falar sobre o que e certo ou errado. a lei realmente e pra todos, mas quem disse q pessoas como voce tambem a respeitam ? se liga rapa o mundo nao e so dos jusutos nao seu escritor coméida .