Home » Oportunidades » Polo petroquímico do Rio de Janeiro vai gerar 170 mil empregos


O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro já está em fase de implantação com obras de infra-estrutura já iniciadas e quando estiver pronto irá gerar 271 mil vagas de emprego em todo Brasil, sendo que dessas, 170 mil são previstas para o Estado do Rio de Janeiro.

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio) divulgou ontem o estudo “Comperj — Potencial de Desenvolvimento Produtivo”, que analisa as transformações e o impacto que as obras e a implantação do Complexo Petroquímico vão trazer para a economia dos municípios fluminenses e para o Estado do Rio. A previsão é de que sejam abertos até 271 mil postos de trabalho no Brasil (quase 170 mil no Estado do Rio), a partir de 2015, quando o complexo entrar em operação. O pólo deve atrair 724 indústrias no setor de plásticos e gerar em torno de R$ 13 bilhões por ano na economia brasileira.

Segundo estimativa feita pela instituição e pela Fundação Getúlio Vargas, em 2011, quando a construção do complexo, em Itaboraí, estiver a pleno vapor, a geração de empregos será de 173 mil vagas no País. No estado, serão 75 mil oportunidades. Nos 23 municípios fluminenses da região de influência do complexo (Itaboraí, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Saquarema, Maricá e Niterói) serão abertas 65 mil vagas para mão-de-obra qualificada. Nas sete primeiras cidades, consideradas região direta de influência do empreendimento, devem ser gerados 22 mil postos de trabalho.

A partir de 2015 — ano da entrada de operação do complexo —, a expectativa é de que sejam criados mais de 117 mil empregos no estado, sendo 41 mil em Itaboraí, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé. Em um cenário mais otimista, as chances no País serão para 271 mil trabalhadores. Destes, 168 mil no Rio, sendo 153 mil nos 23 municípios de influência indireta e 63 mil nas sete cidades diretamente influenciadas.

A oferta de empregos no Rio vai depender, de acordo com Augusto Franco, diretor da Firjan, da capacidade do estado em atrair fabricantes de material plástico para a região. O estudo prevê que, se 300 mil toneladas forem absorvidas no estado, por ano, pelas indústrias de plástico, serão abertos 117 mil empregos. Mas se o consumo for melhor, 600 mil toneladas anuais, a geração de postos de trabalho sobe para 168 mil. Uma diferença de 50 mil empregos.

Chances na construção e outras áreas

Durante a fase de obras do complexo, as principais oportunidades são para a construção civil. Tanto que a Petrobras realizou, no ano passado, o 1º Ciclo do Plano de Qualificação Profissional do Comperj, com vagas para cursos de armador de ferro, carpinteiro de formas, eletricista, encanador, pedreiro e pintor predial, com exigência do Nível Fundamental incompleto, exceto eletricista, que pedia o curso completo (até a 7ª série).

Este ano, foram oferecidas 375 vagas. Os cursos — cujas inscrições para seleção se encerraram no último dia 11 — serão de operador de trator D8, operador de pá carregadeira 966, motorista de caminhão 12 metros cúbicos, operadores de escavadeira 320, de trator D6, de trator de pneus e grade de discos, de motoniveladora CAT 140 e de rolo compactador CA 25 PD, além de motorista de caminhão irrigadeira. As provas acontecem no dia 1º de junho.

Além das oportunidades geradas pelo Complexo Petroquímico e pelas indústrias de material plástico, o estudo da Firjan destaca a possibilidade de criação e consolidação de empresas prestadoras de serviços. Fornecimento de uniformes, assistência técnica, limpeza e conservação, eletricidade, hidráulica e saneamento e segurança e saúde no trabalho são alguns serviços de apoio passíveis de serem implantados na região.

Capacitação é destacada em estudo

O estudo chama atenção também para a questão da qualificação: é necessário esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipais e do setor privado para a capacitação da mão-de-obra. “Esse desafio não será, porém, trivial, mas de extrema importância não só no primeiro momento (de qualificação dos trabalhadores para participar das obras do Comperj) como também no momento posterior, no qual a requalificação de parte da população, a ser dispensada com os fins das obras civis, será necessária para que esta esteja apta a trabalhar nas indústrias de material plástico”, diz o documento.

A qualificação dos trabalhadores desempregados da região do complexo é importante para evitar que haja “exportação de desempregados”. Se a população inativa for preparada, dará para atender a demanda do pólo, sem necessidade da migração de mão-de-obra.

QUALIFICAÇÃO: 30 MIL VAGAS

60 CURSOS GRATUITOS
Integrante do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural — Prominp, o Centro de Integração do Comperj vai qualificar e capacitar a mão-de-obra das cidades de sua abrangência para atuar na implantação do Complexo Petroquímico do Rio. Ao todo 30 mil profissionais serão qualificados em mais de 60 tipos de cursos gratuitos, divididos em cinco ciclos anuais.

SELEÇÃO
O ingresso nestes cursos está sendo feito por processo seletivo. O 1° Ciclo de Qualificação Profissional do Centro de Integração do Comperj começou em maio do ano passado, oferecendo cursos na área de construção civil. Agora, em junho, serão selecionados os alunos do 2º Ciclo de Qualificação.

PROVAS
A prova de seleção do 2º ciclo acontece em 1º de junho. O resultado sai dia 17 de junho. Todas as categorias farão prova de Língua Portuguesa e Matemática. As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Magé, Silva Jardim e Tanguá.

AULAS
A formação dos profissionais será feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). As aulas começam em junho e terão a duração de um mês, com oito horas diárias. A parte teórica será dada na unidade do Senat em São Gonçalo e a prática, no próprio terreno do Comperj, em Itaboraí.

APROVEITAMENTO
Os profissionais capacitados pelo Centro de Integração farão parte de um banco de dados de candidatos a empregos no Comperj e nas empresas que serão atraídas para a região. Mais de 30 profissionais qualificados pelo Centro de Integração já foram contratados pelas empresas responsáveis pelas obras de construção do complexo industrial.

Fonte: Jornal O Dia

31 Responses to “Polo petroquímico do Rio de Janeiro vai gerar 170 mil empregos”

  1. sandro maio 30, 2013

    EU TENHO JA 20 ANOS DE ELETRECISTA TENHO DOIS CURSO DE NR10 TRABALHO NAS EMPRESAS DE ELETRICA DESDE QUANDO EU TINHA 15 ANOS AGORA ESTOU COM COM 35 ANOS.TENHO PASSAPORTE .FUI PRO MEXICO PRA TRABALHAR NA MAIOR ARVORE DE NATAL DO MUNDO.MEU TELEFONE E 2191339270 FIXO E 2133641021 MEU MAL E SANDROMOTI@HOTMAIL

  2. Oscar Souza janeiro 25, 2013

    Gostaria de trabalhar em algum setor na coperj.
    Sou projetista de tubulação.

    INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS RESUMIDAS, ESPECIALIDADES.

    HIDROELÉTRICAS :
    SISTEMAS EM DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, COMO INCÊNDIO, DRENAGEM, RESFRIAMENTO DE EQUIPAMENTOS E OUTROS.
    AR COMPRIMIDO, SUPORTES, MUITO CONHECIMENTO EM ESTRUTURAS CIVÍS HIDRÁULICAS.

    METALÚRGICA:
    LINHAS DE GÁS DE GASÔMETRO PARA AUTOFÔRNOS, TRIFILARIA
    E OUTROS TRABALHOS REFERÊNTES A ÁREA INDUSTRIAL.

    MINERAÇÃO:
    LEVANTAMENTOS DE CAMPO, DESENHOS REFORÇO DE ESTRUTURAS METÁLICAS, PONTES ROLANTES, AMPLIAÇÕES, LINHAS DE TUBULAÇÕES,
    PENEIRAS E OUROS.

    MUITOS ANOS DE EXPERÊNCIA,

    AUTOCAD AVANÇADO, EQUIPAMENTO PRÓPRIO PORTATIL.
    SALÁRIO 3 MIL OU SERVIÇOS AVULSOS

    TEL ( 21) 84 22 02 25

    OSCAR SOUZA

  3. JORDAN DA LUZ GARDENGUI
    Brasileiro, solteiro, 23 anos
    Rua Miranda Varejão, número 31
    Realengo – Rio de janeiro – RJ
    Telefone: (21) 3464-2551 / E-mail: Jordan.gardengui@hotmail.com

    OBJETIVO

    Cargo no ramo de Petróleo e Gás

    FORMAÇÃO

    • 2º grau Completo
    • Petróleo e Gás
    • Energia Renovável, Meio ambiente, Petróleo, Refino, Instrumentação controle e Segurança do Trabalho.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    • Nenhuma experiência profissional na área de Petróleo e GÁS
    • Logística de transporte de caminhões

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    • Período de 8 meses de curso de 21/10/10 até 18/07/11 com Media de 9,5 no certificado.

  4. Aldo Costa da Silva setembro 29, 2011

    sou armador de ferros e tenho experiência comprovada e carteira.procuro uma oportunidade de trabalho co COMPERG.

  5. Walmir Melquides agosto 27, 2011

    Sou formado em Administração de Empresas, com Pós Graduação e Logística , sou profissional na área de Logística, e morador de Nilópolis – RJ. Gostaria de participar do quadro dos processos logísticos do Polo Petrouímico.

  6. RAIMUNDO LOPES DA SILVA maio 26, 2011

    bom dia e gostaria de fazer parte deste grupo eu estou fazendo curso de mestre de obra,etou no 7 meses de curso falta 3 meses e tenho o segundo ano compieto,sera se eu tenho chanche de fazer parte deste grupo.

  7. carlos henrique(imóveis) tel (22)26535176 março 14, 2011

    A/C DIRETORIA DA INDUSTRIA

    A PREFEITURA DE SAQUAREMA ESTA DANDO 25 ANOS DE IZENÇÃO DE IMPOSTO PARA EMPRESÁRIO CONSTRUIR A SUA INDUSTRIA NA CIDADE DE SAQUAREMA NO POLO INDUSTRIA OU PROXIMO AO CENTRO NA ESTRADA DO PALMITAL OK. JÁ TEM EM FAZE DE OBRA 56 INDUSTRIA E A PETROBRÁS NA CIDADE E PEQUENAS E GRANDE EMPRESAS OK. TENHO VÁRIAS AREAS DISPONIVEL A VENDA E AUTORIZADO PARA CONSTRUIR A SUA INDUSTRIA.

    1) ÁREA DE 22.000.00 MIL M2 DE FRENTE PARA ESTRADA DO PALMITAL COM 70 DE LARGURA COM 390 METROS DE COMPRIMENTO AO LADO DA INDUSTRIA TECNOFORM QUE ESTA EM OBRA OK. ESSA ÁREA TEM UM CASARÃO RUSTICO COM 450 M3 PEDENDO TRANSFORMAR EM ESCRITÓRIO OU GALPÃO. VALOR R$ 599.000.00 QUINHENTO E NOVENTA E NOVE MIL REAIS

    2) ÁREA COM 336.000.00 MIL M2 EM BACAXÁ/SAQUAREMA VALOR R$ 1.500.000.00 HUM MILHÃO E QUINHENTO MIL REAIS FICA APROXIMADAMENTE 400 METROS DA PISTA/ESTRADA DO PALMITAL OK.

    meu site: http://www.imohoo.com.br/carloshenrique

    CARLOS HENRIQUE (IMÓVEIS) TEL (22)26535176 (21)99820388 OU (22)99355009 CONSULTOR DA CONSTRUTORA RJZ CYRELA E CARVALHO ROSKEN ,GAFISA NO RIO DE JANEIRO.

    MSN PARA CONTATO: eusoucara@live.com ou ch.costadias@hotmail.com
    EMAIL: ch.costadias@gmail.com ou ch.costadias@oi.com.br ou eusoucara1964@gmail.com ou ch.dias@bol.com.br

  8. que deus abençoi a todos nos
    sou encanador industrial conprovado em carteira sei ver progetos de hidraulica
    moro em sp gostaria de trabalhar no polo petroquimico
    por favor poderiam me endicar alguma empreza do ramo para que eu
    entre em contato

    muiti obrigado

  9. luiz claudio marques da silva fevereiro 5, 2011

    gostaria muito de trabalhar no polo sou montador de andaime ja trabalhei em muitas empresas de montagem mas gostaria de trabalhar no polo

  10. rogerio luis janeiro 16, 2011

    cr amigos fiz o concurso em 2008 fui chamado para deixar meus documentos pois tinha me qualificado + até hoje espero ser chamado se fosse depende do curso para sobre viver iria morre de fome , entraram foi gente no nossos lugares os tão chamados ki( kem indica ).vcs não acham?

  11. EDUARDO MOREIRA DOS REIS janeiro 9, 2011

    gostaria de saber quando vão começar as inscrições para o polo
    já que acabei o técnologo em exploração e produção de petroléo
    e o técnico em mecânica e seria uma ótima oportunidade de trabalho.

  12. sirlei pinheiro moura outubro 11, 2010

    acabei de fazer um curso de encanador industrial , gostaria de uma oportunidade na area . gostaria de uma ajuda pessoal meu tel 83854984

  13. wellington outubro 1, 2010

    Olá,terminei meu curso na comperj a dois anos e nunca fui chamado, ouvi de fonte segura a seguinte mensagem !

  14. Renato Loureiro da Silva agosto 18, 2010

    Passei pelo processo seletivo para operador de camihão 12metros cúbicos em 2008 e até agora nada

  15. Renato Loureiro da Silva agosto 18, 2010

    passei pelo processo seletivo em 2008, para operador de caminbhão 12metros cúbicos ,realisado pela Petrobras,sest senat e comperj. e até agora nada,não acredito que gastaram dinheiro em vão

  16. EDUARDO julho 26, 2010

    bom dia .nos nao temos a nossao de quantas vagas de emprego vai ser dada no polo br. vai faltar mao de obra espere a sua hora vai chegar . estou esperando a minha oportunidade

  17. Bianca Mourão junho 2, 2010

    Olá, como faço para encaminhar o meu currículo p ser analisado pelos especialistas?

    Obrigada!

  18. Dara menez março 30, 2010

    Oi tenho apenas 14 anos e meu sonho trabalhar com pretoquimica nossa petrobras me espera q to chegando!!

  19. Tbm estou nessa, tenhu alguns cursos que se relacionam a essas
    areas espero assim como todos conseguir uma vaga tbm
    Sorte para todos !

  20. Se Deus quiser eu vo conseguir a vaga quando eu tiver 18 anos (tenho 16 agora)
    e eu tenho certeza que vo conseguir porque eu to me esforçando pra caramba, to fazendo curso de petroleo e gás na muiltipetro e to fazendo aula de varias coisas para ter bastante chance de conseguir uma vaga.
    BOA SORTE PRA TODOS !!!

  21. Paulo Cesar Tavares Barcelos janeiro 22, 2010

    quando vai comesar as contratações no polo em itaborai sou motorista e quero mecadastrar e não cuncigo enviar pelo email

  22. quero saber quando começam a chamar que fez o curso de encanador!
    até agora nada!!!!!!!!!!

  23. quem e de salvador bahia pode fazer esse curso e trabalhar no rio

  24. carlos alberto agosto 2, 2009

    gostaria de saber quando vai começar as inscrições

  25. Uanderson Pereira da Silva junho 18, 2009

    Estou atualmente trabalhando em uma empresa que armazena tubos para a Petrobras, e nesta empresa eu estou na função de meio ofícial de Rigger sendo que que ja estou nesta empresa à 1 ano, e estou exercendo esta função a 6 meses, e ja com o curso em mãos pretendo obter a classifícação de ofícial da mesma função para sim ter e m carteira esta profiçao nasta mesma emprasa. Mas se eu não obter exeto nesta empresa e se estiverem precisando de profícionais desta área estou a disposição para conversar e entrarmos em um acordo legal. Tenho certificado legal provado pela Petrobras, por tanto se estiverem precisando e so entrar em contato.

  26. miguel maio 16, 2009

    as obras do polo petroquímico estão atrasadas devido as intensas chuvas do verão! acho que a terra planagem está terminando agora, se não me engano. Não como como chamar pintores se não há paredes ainda. Primeiro os armadores e depois os pedreiros. encanador, eletricista e pintor serão chamados depois.
    ouvir dizer que os alunos que obtiveram as melhores notas serão chamados primeiro, mas não foi de fontes seguras. Acho que a avaliação do professor conta tbm!

  27. RENATO maio 7, 2009

    É isso ai pessoal eu tbm nao sei pra quem foi estas vagas todas ,
    mais eu como milhares de cariocas espero por uma oportunidade
    de trabalho no polopetroquimico ou na reduc ou em outro lugar
    qualquer. sorte pra todos !

  28. felipe barreto oliveira maio 7, 2009

    bom dia / boa tarde a os sr que iram ler esta email, estou remenrendo este com o pedido de auxilio de uma ocupação profissional, sou morador da cidade de cajazeiras -salvador-bahia, pode ate parecer estranho , esta enviando lhes este pedido , mais os senhores mesmos sabem existe uma grande dificuldade de trabalho em toda regiões do brasil e surgindo esta oportunidade de trabalho para nos que estamos distantes mais dispostos a trabalhar e realmente vestir a camisa dessa nova jornada da petrobras no rio de janeiro . coloco-me a disposição de vocês assim podendo obter uma resposta positiva e poder esta preenchendo um curriculo com mesu dados assim podendo demonstra o meu potencial e meus interesses , muito obrigado a os senhores.

  29. Marcos Antonio Rocha Castro abril 21, 2009

    Gostaria muito de fazer parte do quadro de funcionários, minha profissão é RIGGER ,trabalho com guindaste. Tenho o certificado e experiência.

  30. Para trabalhar no polo petroquimico nós trabalhadores vamos ter que ter ( QI )
    QUEM INDICA.

  31. O meu filho está fazendo o curso de Petroleo e Gaz com muito sacrifício ele tem apenas 16 anos na RIO PETROS, diante destes comentários eu já estou preocupada de ele não conseguir uma vaga de emprego.